Exemplo Prático 1 A - Tipo de Personalidade Lunar, Partes da Fortuna e do Espirito e Ponto de Iluminação

Os Textos aqui apresentados foram extraídos do Capítulo/Volume 09
de minha obra sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
SEU LIVRO DE VIDA ₢ 2008.






Caro Leitor,
Em relação aos vários Temas que estarão sendo apresentados
neste Trabalho
estes fazem parte e foram extraídos das Aulas 
em meu Curso Amigos das Estrelas sobre
Astrologia em sua teoria:
Minha obra sobre Astrologia da Alma e do Autoconhecimento
 apresentada através 22 Volumes/Capítulos:
SEU LIVRO DE VIDA

Quase Tudo o que Você quer Saber sobre a 

Astrologia da Alma e do Autoconhecimento

Com um abraço estrelado,
Janine Milward



Exemplos Práticos
dos Temas ora estudados
Extraídos de Aulas Práticas de Alunos do Curso Amigo das Estrelas

Seu Livro de Vida Personalizado
http://seulivrodevidapersonalizado.blogspot.com

Caminhante/Aluno/Psicólogo
(com a devida permissão do mesmo)


Este é o seu Risco do Bordado, Caminhante, seu mapa astral natal.

Veja que seu Sol encontra-se ao final do signo de Aquário e em Casa Seis e sua Lua encontra-se em Touro e em Casa Oito.

Por signo, sabemos que Aquário e Touro formam uma Quadratura entre si, um Aspecto pouco harmonioso.  Porém, se formos levar em conta a quantidade de graus que acontecem entre o Sol em final de Aquário e a Lua, em começo de Touro, veremos que somam cerca de 68 graus - que você poderá conferir, no gráfico abaixo:

Quando existe uma distância de cerca de 60 graus entre um arquétipo e outro, podemos dizer que estamos diante do Aspecto de O Sextil:

O Sextil
A Consciência das Benesses que a Alma nos traz para serem vivenciadas

O Sextil é um Aspecto super simpático porque, normalmente, vai levar em conta arquétipos que possuem Elementos afins e estão dentro do mesmo Gênero.

No caso de seu Sol aquariano de final de signo, Caminhante, os Elementos de Aquário e de Touro são Ar e Terra, respectivamente - portanto, não exatamente combinando entre si porque o Ar busca sempre a expansão, enquanto a Terra, ao contrário, busca a introversão realizada através das questões mais terrenas.  Aquário é um signo de ação holista e futuristica enquanto Touro é um signo voltado para a Mãe-Terra e as questões de materialização plena, de encarnação.

Em termos de Gênero, vamos encontrar Aquário como Gênero Yang, masculino; enquanto Touro vem no Gênero Yin, feminino - portanto, novamente não coincidem no mesmo Gênero.

E sabemos que Aquário tem a Qualidade Fixo e que Touro também: é uma combinação interessante, pois que Aquário busca a Fixidez através a expansão universalizada e holística da mente; enquanto Touro busca a Fixidez através o bom enraizamento e a boa materialização no Planeta Terra.

Tudo isso em seu mapa astral natal, Caminhante, vai falar de Sol aquariano de final de signo em Casa Seis, área de trabalho e de ação no cotidiano de vida e de questões voltadas para a saúde e sua boa prevenção; e de Lua taurina em Casa Oito, área de bens compartilhados, da riqueza do seu Outro, do revirão da vida e do trazimento de novas vidas a-virem-a-ser: é aqui que o espermatozóide encontra-se com o óvulo.

Vemos que as Casas Seis e Oito fazem um bom Sextil entre si, não é verdade?  isso é muito bom: a Casa Seis é Mutável e final do hemiciclo interior, Yin, da Mandala Astrológica.  A Casa Oito é Fixo e faz parte do hemiciclo superior, Yang, dentro de sua Estação Social, da conjunção do Eu Sou com o Nós Somos, do Eu Tenho com o Nós Temos, do Eu Penso com o Nós Pensamos.  O Nós Somos é uma ação de novos começos, dentro da Estação Social; o Nós Temos é uma ação de fixação dos valores realizados por cada uma dessas pessoas envolvidas dentro desse novo começo social.  Finalmente, o Nós Pensamos, faz uma aglutinação dos valores de exercício de mentes das pessoas envolvidas e conjugadas.

Portanto, seu Sol aquariano fala de ação dentro do trabalho e de ação fazendo acontecer a conclusão das questões mais pessoais dentro da formação do processo de individuação do Caminhante, seu, Caminhante; e sua Lua taurina fala de ação de valores conjugados entre as pessoas que formaram uma aliança entre si.

Sintetizando: a Casa Seis conclui o Ser em sua formação pessoal.  A Casa Oito já pressupõe que o Ser esteja concluído pessoalmente e tenha se associado, se aliançado ao seu Outro e agora estão ambos prontos a compartilharem seus valores pessoais, conjugadamente.

Apenas que, em seu mapa, existem algumas questões que trazem uma certa desarmonia, digamos assim, entre o Aquário e o Touro - conforme já conversamos mais acima.

Por outro lado, em termos de graus de distancia entre seu Sol aquariano de final de linha, e sua Lua taurina, encontraremos cerca de 68 graus - o que nos traz o Aspecto de Sextil, um Aspecto muitíssimo harmonioso!  Assim, entre mortos e feridos, todos ficam sãos e salvos!

Nesta Aula Prática, estaremos conversando sobre sua Personalidade erigida sobre a distância entre seu Sol e sua Lua, formando um momento determinado dentro do ciclo lunar, que começa com a Lua Nova e que termina com uma nova Lua Nova, tendo acontecido Lua Crescente e Lua Cheia e Lua Minguante e mais ainda, as Luas in-between.

Em seu caso, Caminhante, sua Lua insere-se no in-between Lua Nova e Lua Crescente:

Lua da Intenção de Realização e de Compreensão:

Entre as Fases de Lua Nova e da Lua Crescente, encontraremos a Lua a meio-do-caminho: é a Lua que vai galgando seu caminho nos céus estrelados, vinda do oeste em seu tempo de Lua Nova e tentando alcançar o zênite, o meio do céu - intenção essa que será realizada quando da Fase de Lua Crescente!  Essa Lua primeiramente se apresenta ao cair da noite como um finíssimo anel voltado em sua luz para o horizonte oeste - porque sucede o por do sol -, e a cada noite vai aumentando mais e mais esse anel luminoso, espantando a grande Sombra que ainda a cobre.

A partir da Lua recém Nova, portanto, vamos encontrar a Sombra da Terra/Homem se deslocando mais e mais e apresentando mais e mais iluminação na Lua: o Sublime Yin vai dando espaço para o Sublime Yang.

Portanto, a Lua em busca do Meio do Céu, é uma Lua de Intenção de Realização e de Compreensão,  que nos inspira esperança (e as conseqüentes ações) de alcançarmos nossas intenções dentro desse ciclo e nos leva a transformarmos a esperança subjetiva em realidade objetiva e a bem compreendermos acerca nossas metas de vida a serem realizadas, nesse ciclo.  Esse é um momento de revelação de desejo de compreensão acerca as verdades da vida.

Na roça, aqui o Sítio das Estrelas, essa Lua já se mostra extremamente simpática, já ilumina os campos e nossos caminhos, já vem nos dizer a que veio, certamente!

Lua Crescente:

Quando acontece o momento da Lua Crescente, vamos encontrar essa Lua exatamente ocupando o zênite, o meio do céu, ao começo da noite, depois do por do Sol, no horizonte oeste.  A Lua Crescente aponta para a completude de um quarto do processo do ciclo lunar e por isso mesmo, se apresenta com a metade de seu disco iluminado e a outra metade, não, em sombra.  Existe, portanto, um equilíbrio perfeito entre o Sublime Yin (representado pela Sombra projetada da Terra/Homem) e o Sublime Yang (representado pelo albedo do reflexo da luz do Sol.


O momento da Lua Crescente é certamente importante para que possamos meditar e nos interiorizar e bem pensarmos em tudo aquilo que estamos buscando compreender e realizar ao longo desse ciclo  - bem como ao longo de nossa vida.

A Lua Crescente já amplia o processo de intenções de realizações  e de compreensão, sem dúvida alguma, e o que a diferencia da entre-lua imediatamente anterior é o fato de que se encontra já no zênite, no meio do céu, podendo divisar com maior segurança sobre os caminhos a serem trilhadas: a esperança subjetiva já se transformou em expectativa objetivada.  Esse é um momento de decisão e de desafio: retornar é impossível... mas como enfrentar os obstáculos encontrados no caminho à frente?

Na roça, a Lua Crescente já faz desaparecer muitas estrelas do céu... mas ao mesmo tempo, faz acontecer uma imensa iluminação dos campos e dos caminhos, já com a promessa da chegada da luz plena da Lua Cheia!

SEU TIPO DE PERSONALIDADE, CAMINHANTE

Lua  de Intenção de Realização e de Compreensão
ou Lua da Esperança
A Lua da Intenção de Realização e de Compreensão ou Lua da Esperança  é a Lua contida dentro do Ciclo de Nova até Crescente e inclui três Aspectos interessantes em relação ao Sol: um neutro, o Semi-Sextil (ou cerca de 30 graus); um menos harmonioso, a Semi-Quadratura (ou cerca de 45 graus); e outro, mais harmonioso, o Sextil (ou cerca de 60 graus).

Essa Lua nos inspira esperança (e as conseqüentes ações) de alcançarmos nossas intenções dentro desse ciclo e nos leva a transformarmos a esperança subjetiva em realidade objetiva e a bem compreendermos acerca nossas metas de vida a serem realizadas, nesse ciclo.  Esse é um momento de revelação de desejo de compreensão acerca as verdades da vida. 

É certo, portanto, dizermos que essas questões no parágrafo acima mencionadas estarão sendo atuadas pelo Caro Amigo das Estrelas que possua essa Lua em seu Risco do Bordado, dentro de sua vida e de acordo com sua ampliação de consciência no sentido de bem realizar-se nos Aspectos ou de Semi-Sextil, ou de Semi-Quadratura ou de Sextil - cada qual à sua maneira e dentro de seus próprios arquétipos e simbolismos.

Eu penso que esse Tipo de Personalidade Lua da Intenção se apresenta querendo se enraizar na vida e obter todos os conhecimentos e movimentações e inter-relacionamentos necessários para poder  atuar sua forma essencial de ser tanto pessoalmente quanto socialmente e compartilhativamente e isso me inspira dizer que os signos de Touro e de Gêmeos, bem como as Casas Dois e Três são bastante similares a esse Tipo de Personalidade Lua da Intenção.  Da mesma forma, penso que os signos e as Casas opostas e complementares à essa minha afirmação também fazem sentido, ou seja, a inclusão dos signos de Escorpião e de Sagitário e das Casas Oito e Nove.

Sua Tendência, Caminhante, é se dirigir para poder alcançar
Tipo de Personalidade
Lua Crescente

A Lua Crescente é formada pelo Aspecto de Quadrado  com o Sol (ou cerca de 90 graus, a partir da Conjunção e apontando para a Oposição).

  A Lua Crescente já amplia o processo de intenções de realizações  e de compreensão, sem dúvida alguma, e o que a diferencia da Lua da Intenção é o fato de que estar podendo divisar com maior segurança sobre os caminhos a serem trilhados: a esperança subjetiva da Lua da Intenção já se transformou em expectativa e em ação objetivadas.  Esse é um momento de decisão e de desafio: retornar é impossível... mas como enfrentar os obstáculos encontrados no caminho à frente?  Em termos de Quadratura em relação aquilo que foi a Lua Nova e em relação aquilo que será a Lua Cheia, é certo que a Lua Crescente se encontra a meio-caminho e por isso mesmo deverá buscar alcançar o equilíbrio entre o Sublime Yin da Lua Nova e o Sublime Yang da Lua Cheia.

É certo, portanto, dizermos que essas questões no parágrafo acima mencionadas estarão sendo atuadas pelo Caro Amigo das Estrelas que possua essa Lua em seu Risco do Bordado, dentro de sua vida e de acordo com sua ampliação de consciência no sentido de bem realizar-se diante do Aspecto do Quadrado!  Eu costumo dizer que esse Aspecto é como uma verdadeira roda quadrada que tem que ser girada e girada e girada ao longo de nossa vida até que finalmente possa vir a ser considerada uma roda (quase) redonda... se isso não acontecer ainda nessa encarnação, certamente poderá vir a nos trazer um Trígono ou um Sextil em encarnação vindoura!

Eu penso que esse Tipo de Personalidade Lua Crescente se apresenta querendo trazer suas raízes e sua atuação planetária de forma bem estruturada e que, por essa mesma razão, possa vir a atuar em relação a alcançar seus objetivos de vida.  Tudo isso me inspira a dizer que o signo de Câncer e a Casa Quatro são bastante similares a esse Tipo de Personalidade Lua Crescente voltada para a concretização de suas metas dentro da Lua Cheia - possivelmente essa última podendo ser encaixada dentro do signo de Capricórnio e da Casa Dez.
.................

Um tantinho antes de você nascer, Caminhante, quando do tempo da Lua Nova - que iremos comentar na próxima Aula Prática, aguarde -, o Sol estava em Aquário.  Portanto, existiu esta Conjunção entre Lua aquariana com o Sol aquariano, trazendo a você esse tom imenso de estar sempre muito voltada para seu trabalho - lugar onde o Sol aquariano natal seu mora.

No entanto, quando a Lua saiu do seu momento de Nova, logo adentrou o signo de Peixes - e já estaria formando, idealmente e subjetivamente  o Sextil de Lua da Intenção, não é verdade -, e continuou ainda passeando por sua Casa Seis do seu Risco do Bordado que seria o seu ao seu nascimento...., e depois adentrou a sua Casa Sete, marcando bem sua forma de ser bastante  socializada e voltada para seu Outro, e finalmente, adentrou a Casa Oito onde posou para a fotografia do céu no momento do seu nascimento, formando seu mapa astral natal.

Portanto, a partir da Lua Nova, sua Lua andou bem pouco, não é verdade, e por isso mesmo ela se chama Lua da Intenção da Realização ou Lua da Esperança, ou seja, ela nutre uma série de expectativas a serem realizadas em sua vida, entende, tem sempre uma carta na manga, está sempre pronta para desenvolver novas idéias.  E não faz isso sozinha - até faz, porque Touro é ainda um signo singular -, porque mora em Casa Oito, lugar de compartilhamento da vida, como um todo, de todos os tipos de riqueza, sejam objetivas ou subjetivas.  E faz tudo de forma bem concretizada porque Touro é assim: gosta da materialização plena e busca formas de se bem garantir dentro da vida terrena e fazer também assim para seu Outro e usufruir também assim de seu Outro para si mesmo: aliando o signo de Touro - Eu Tenho - com a Casa Oito - Nós Temos.

Para uma pessoa com o Sol em Aquário - mesmo que seja bem ao final -, esta Lua de Intenção de Realização é ótima, porque Aquário está sempre olhando para o futuro, sempre querendo adentrar o amanhã, o futuro, sempre querendo amealhar a totalidade de compreensão universal, pluriversal.

Portanto, sua Lua taurina de Intenção de Realização faz um bom par com seu Sol aquariano, eu diria, mesmo que volta e meia exista uma certa desarmonização em termos de signos que fazem Quadratura entre si.  Mas como já disse mais acima, são signos Fixos: buscam a Fixidez, a boa Fixação de tudo, na vida.

Porém, o Sextil existente entre sua Lua taurina e seu Sol em final de Aquário, acaba puxando, içando seu Sol para adentrar o signo de Peixes e para fazer a boa Conjunção em mesmo signo, com Quíron de Casa Seis que você tanto gosta e que a levou a estudar e se formar dentro da Psicologia e que continua levando você aos degraus mais altos dentro de sua carreira, não é verdade?

Aliás, falando em carreira, não podemos nos esquecer que é a sua Lua taurina a boa regente de seu Nodo Norte, da Cabeça do Dragão, da Locomotiva do seu Trem da Vida, que mora em área de carreira, a Casa Dez, já alimentando seu lugar de ação   entre amigos e ação social, a Casa Onze canceriana.
.................

Gostaria também de comentar o fato de que sua Lua taurina, Lua de Intenção de Realização, acaba sendo a atração-mór dentro de dois Aspectos muitíssimo importantes em sua vida, Caminhante: 

O Grande Quadrado que é formado pela Lua taurina de Casa Oito - Ísis leonina de Casa Onze - Netuno escorpiônico de Casa Dois - Mercúrio aquariano de Casa Cinco.


O Grande Quadrado

As Quatro Estações da Vida - Os Quatro Momentos da Evolução do Homem - As Quatro Vivências da Mente

Quando temos quatro energias arquetípicas em cada um dos cantos do quaternário dos Elementos formado pelo Grande Quadrado, aí então poderemos pensar que nossa Alma realmente tenha elegido essa encarnação como um momento de real importância em seu crescimento, em sua evolução, dentro da matéria propriamente dita, dentro da vida na Terra, assim como a conhecemos.

O Grande Quadrado dentro do nosso Risco do Bordado nos apresenta nossa oportunidade de evolução e expansão de nossa consciência em três níveis: As Estações da Vida, A Evolução do Homem, as Vivências da Mente.  A meta da vida humana é se fusionar plenamente com o Tao da Criação, com Deus, com Paramapurusa.  O Grande Quadrado, assim, nos apresenta esse imenso desafio em bandeja de ouro.  A Alma sabe disso e precisa tão somente fazer com que o Ego também saiba disso... para que haja o perfeito fusionamento - a Yoga - entre Alma e Ego.

Primeiramente, temos que olhar os signos que estão envolvidos neste Grande Quadrado:  Touro, Leão, Escorpião e Aquário.  São signos Fixos.  Touro é de Gênero Yin.  Leão é de Gênero Yang.  Escorpião é de Gênero Yin e Aquário é de Gênero Yang.  Touro é de Elemento Terra.  Leão é de Elemento Fogo.  Escorpião é de Elemento Água e Aquário é de Elemento Ar.

Essas figuras formam os quatro anjos fundamentais, formam os quatro evangelhistas - procure por tudo isso em alfarrábios ou na internet e você verá que são figuras muito comentadas, em todos os lugares mais espiritualizados.

Essas figuras formam, na verdade, a base estrutural da Grande Pirâmide, os quatro lados do Quadrado da grande pirâmide - e olhe que venho sempre comentando sobre a pirâmide que existe em você e em seu mapa astral natal, de onde você provém seus segredos e os abre ao mundo.

Então, seu Grande Quadrado, Sua Grande Pirâmide, em sua base, é formada por seu Sublime Yin, a Lua de Intenção de Realização em Touro e em Casa Oito, compartilhando as riquezas do mundo com seu Outro e seu Outro com você.  

Vemos que Isis leonina traz consigo muitos segredos que somente são revelados após o aprofundamento das questões plutonianas - que você tem sempre à mão, com seu Plutão conjugado ao seu Urano, ambos moradores de sua pirâmide particular em Casa Doze e em signo de ralação de Trabalho, Virgem.  Sua Isis leonina abre seus segredos iluminados para todos aqueles que não têm medo de adentrar, com você e com você segurando a tocha iluminadora, em sua pirâmide: são seus amigos, seus parceiros, seus companheiros de vida e de trabalho, Caminhante.

Vemos que Netuno escorpiônico vem em  signo de riquezas compartilhadas porém em sua área de riquezas pessoais, de bens pessoais - novamente trazendo a você esta inter-relação entre você e seu Outro, em termos de compartilhamento de riquezas (adorei quando você me disse que seu marido foi com você para o Hawaii e em sua palestra e ambos tiraram férias depois! Adorei!).

Vemos que Mercúrio aquariano lhe traz uma imensidão de assuntos para você tratar e questionar e trazer conclusões sintetizadoras de sua mente prodigiosa com Mercúrio aquariano.... e sempre trazer mais e mais temas e assuntos a buscarem seus questionamentos e suas conclusões sintetizadoras, numa infindável ação de biblioteca imensa - a julgar pelo seu Meio do Céu geminiano que Mercúrio aquariano rege, sem medo de ser feliz.

Netuno escorpiônico faz Oposição com sua Lua taurina - de qualquer forma, inter-relacionam-se bem, porque estão em signos também opostos e em hemiciclos opostos, ou seja, Touro em Casa Oito alia a riqueza pessoal ao compartilhamento de riquezas; Escorpião em Casa Dois alia compartilhamento de riquezas com a riqueza pessoal: enfim, tudo acaba dando quase na mesma coisa.  Mas em sendo uma Oposição, volta e meia, as coisas fervem.

Mercúrio aquariano faz Oposição com sua Isis leonina - de qualquer forma, inter-relacionam-se bem, porque falam dos conhecimentos: Mercúrio fala de todos os conhecimentos já abordados e Isis fala de todos os conhecimentos ainda não abordados e ainda não revelados.  Uma ajuda o outro, entende?, Isis ajuda Mercúrio a se aprofundar nos conhecimentos já abordados e revelados, enquanto Mercúrio ajuda Isis a botar para fora seus conhecimentos que ainda não foram abordados nem revelados.  E em estando Isis em Leão, são conhecimentos iluminados.  E em estando Mercúrio em Aquário, são conhecimentos que precisam encontrar suas conclusões e serem sintetizados para chegarem até o mundo.

Então, você vê, Caminhante, que eu não estou brincando quando digo que você tem ainda muito que ralar em sua vida pois que o mundo espera que você revele ao mundo suas teorias, entende?  A Casa Cinco é lugar de criação, não se esqueça disso: você tem muito a revelar, minha querida amiga das estrelas: seja uma teórica estruturada em sua prática, entende, você vai longe, assim eu vejo você.
....................

Voltando à sua Lua taurina, Lua de Intenção de Realização, veremos que Selene, seu Sublime Yin, também estará envolvida em um Grande Trígono, que legal!

Este Grande Trígono estará acontecendo entre sua Lua taurina de Casa Oito, com Urano e Plutão virginianos de Casa Doze, com Nodo Sul, Cauda do Dragão, Vagões do Trem da Vida capricornianos, em Casa Quatro!  Aliás, Lua e Urano e Vagões estão no mesmíssimo grau 08, cada qual em um signo de Terra.

O Grande Trígono

O Triângulo da Terra e o Triângulo do Céu formando a Estrela de Seis Pontas

Quando temos, no entanto, um Grande Trígono em nosso Risco do Bordado, aí sim, não podemos nos furtar de realmente sentirmos essa energia intensamente, realmente.  Mas mesmo assim, já vi situações ou pessoas com Grande Trígono de Águas, por exemplo, que apenas se sentiram mais dispersivos, escapistas, iludidos ou desiludidos, que pena.  Porém, bem usado, o Grande Trígono de Águas pode realmente ser uma energia intensamente importante dentro do Caminho de maior transcendência da Alma, nessa vida.

Quando temos as energias arquetípicas em cada um dos cantos da tríade pelo Grande Trígono, aí então poderemos pensar que nossa Alma realmente tenha elegido essa encarnação como um momento de real importância em seu crescimento, em sua evolução, dentro da matéria propriamente dita, dentro da vida na Terra, assim como a conhecemos.

O Grande Trígono acontece quando três ou mais arquétipos vão estar envolvidos em três Trígonos que se formam entre si, normalmente incluindo Signos e Casas correlatas que possuam o mesmo Elemento, as três Qualidades e o mesmo Gênero.

Pode acontecer que - seja dentro de um simples Trígono ou mesmo dentro de um Grande Trígono -, que exista o Aspecto formado por graus, sim, mas não exatamente por signos ou Casas correlatas.  Sendo assim, a energia perde um tanto desse seu sabor tão inefável e dadivoso.

..............

Como você vê, Caminhante,  sua Lua taurina, moradora de Casa Oito, une um signo de Terra com uma Casa de Água, une um signo Fixo com uma Casa Fixa, e une um signo Yin com uma Casa Yin.  Bela união, eu diria, pois Terra e Água são Elementos afins; os dois arquétipos com Gênero Yin se entendem bem, falam a mesma linguagem de receptividade.  E pertencendo à Qualidade Fixo, tanto Touro quanto a Casa Oito acabam se entrelaçando bem harmoniosamente, eu diria, aliando o Eu Tenho ao Nós Temos.

Seu Urano e seu Plutão, moradores de Casa Doze e em signo de Virgem, unem um signo de Terra com uma Casa de Água; unem um signo Mutável com uma Casa Mutável; e unem um signo Yin com uma Casa Yin.  Bela união, eu diria, pois Terra e Água são Elementos afins; os dois arquétipos com Gênero Yin se dão bem, obrigada.  E ambos pertencendo à Qualidade mutável se unem no sentido de trazer boas conclusões de seus ciclos: em Virgem, a conclusão do processo de individuação do Eu, do Self; em Casa Doze, a conclusão de todos os processos de vida, os doze trabalhos de Hércules sendo super bem executados.

Quanto a Urano e Plutão... ah, céus, cobras e lagartos dentro da Casa Doze - tudo isso você traz dentro de sua pirâmide tão iluminada, Caminhante, que você refaz e revivencia nesta encarnação sua atual, cara amiga das estrelas!  Esses Planetas são por mim denominados de Os Nitroglicerinados - são aqueles que contribuem para os grandes revirões de vida: e você tem como missão trazer isso para seu Outro, Caminhante, e por esta mesma razão, penso que sua escolha dentro da Psicologia e as ramificações que você vem acionando são de super bom tamanho para você poder bem realizar suas missões de vida, cara amiga das estrelas.

Finalmente, estaremos encontrando seus Vagões do seu Trem da Vida em Capricórnio e em Casa Quatro, unindo signo de Terra com Casa de Água; unindo signo Cardinal com Casa Cardinal, unindo Gênero Yin capricorniano com Gênero Yin de Casa Quatro (correlata e natural de Câncer).

E é interessante observarmos que este Grande Trígono une o regente do Nodo Norte com o próprio Nodo Sul, ou seja, o Motorneiro da Locomotiva do Trem da Vida, a Lua taurina que rege a Locomotiva canceriana, com os Vagões capricornianos - que por sua vez são regidos por Saturno que se encontra ao lado do Sol.

Portanto, vemos que a sua formação de Lua de Intenção de Realização, Caminhante, já buscando se tornar uma Lua Crescente, já iluminando o mundo e buscando o zênite, o alto dos céus, acaba entrelaçando não somente seu Sol e sua Lua mas também seu Trem da Vida, percebe, bem unindo tudo aquilo que você traz em seus Vagões do seu Trem da Vida, em sua bagagem para esta encarnação e mais ainda tudo aquilo que você vem amealhando nesta sua vida de aqui-e-agora, para poder fazer acontecer sua Locomotiva canceriana, tornando você a grande mãe-social que eu sempre estou citando... mas sei que você ainda se pergunta sobre o que estou falando....
..................

SE JUNTARMOS UM GRANDE QUADRADO COM UM GRANDE TRÍGONO...  

Estaremos encontrando a verdadeira Grande Pirâmide, não é verdade?, pois que o Grande Quadrado perfaz sua base e o Grande Trígono perfaz todos seus três lados!

Portanto, cara amiga das estrelas, Caminhante, sempre que eu lhe falo sobre sua pirâmide iluminada que você traz para esta encarnação, estou e estive falando de sua Casa Doze começando em Leão e antecipada por sua Isis, sim, porém agora já temos mais elementos para podermos ratificar a presença desta pirâmide trazida por você, através esses seus Aspectos - todos envolvendo sua Lua taurina de Realização de Intenções, em Grande Quadrado e em Grande Trígono.

Parabéns. 


A Parte da Fortuna e o Ponto de Iluminação e a Parte do Espírito

Lugares harmoniosos em termos de entradas e saídas de energias atuadas através Karmas e Samskaras e Dharma e de nosso Risco do Bordado, como um todo, e advindas da inter-relação entre Ascendente, Lua e Sol.

VEJA ENTÃO, CAMINHANTE, OS GRAUS PARA SEU SOL, SUA LUA E SEU ASCENDENTE:

SOL; 29AQUARIO19’23’’
LUA: 08TOURO16’32
ASCENDENTE: 22VIRGEM01’55’’

Áries - 01 a 30 (ou 00 a  29)
Touro - 31 a 60 (ou 30 a 59)
Gêmeos - 61 a 90 (ou 60 a 89)
Câncer - 91 a 120 (ou 90 a 119)
Leão - 121 a 150 (ou 120 a 149)
Virgem - 151 a 180 (ou 150 a 179)
Libra - 181 a 210 (180 a 209)
Escorpião - 211 a 240 (ou 210 a 239)
Sagitário - 241 a 270 (ou 240 a 269)
Capricórnio - 271 a 300 (ou 270 a 299)
Aquário -  301 a 330 (ou 300 a 329)
Peixes - 331 a 360 (ou 330 a 359)

VAMOS ENTÃO TRADUZIR SEU SOL E SUA LUA E SEU ASCENDENTE PARA SEUS LUGARES DEVIDOS DENTRO DOS 360 GRAUS DA MANDALA ASTROLÓGICA:

SOL   -  300 + 29:19’23’’  =  329:19’23’’

LUA  -  30 + 08:16’32’’  =  38:16’32’’

ASCENDENTE - 150 + 22:01’55’’  =  172:01’55’’

Em relação à Parte da Fortuna, à adição realizada pela Lua junto ao Ascendente, estaremos subtraindo os graus desdobrados do Sol, em relação ao signo onde se encontra em nossa Mandala Astrológica.  E é preciso que matematicamente isso aconteça para que o grau encontrado - a Parte da Fortuna - seja novamente desdobrado e encontre seu lugar dentro da Mandala Astrológica em termos de Signo e de Casa Astrológica, isso é certo!

SOMANDO A LUA COM O ASCENDENTE, 38:17 + 172:02 ENCONTRAREMOS  210:19

VAMOS ENTÃO SUBTRAIR O SOL DA SOMA ACIMA OBTIDA:  329:19’23’’ - 210:19  ENCONTRAREMOS  240:59 OU SEJA, ENCONTRAREMOS O GRAU 00SAGITÁRIO59 PARA A PARTE DA FORTUNA, ASSIM COMO VOCÊ PODERÁ CONFERIR NO GRÁFICO ANTERIOR.

SABEMOS QUE O PONTO DO ESPÍRITO FICA SITUADO EM OPOSIÇÃO DIRETA À PARTE DA FORTUNA, PORTANTO, A 00GEMEOS59.


Em relação à Parte do Espírito, à adição realizada pelo Sol junto ao Ascendente, estaremos subtraindo os graus desdobrados da Lua:

VAMOS ENTÃO SOMAR O SOL AO ASCENDENTE:  329:20 + 172:02 E ENCONTRAREMOS  501:22.  SUBTRAIREMOS A LUA:  501:22 - 38:17 = 463:05.  DEVEMOS AGORA SUBTRAIR 360 GRAUS DESTE TOTAL: 463:05 - 360 = 103,05, OU SEJA 13CANCER05 PARA A PARTE DO ESPÍRITO


Sobre sua Parte da Fortuna, Caminhante, e sobre seu Ponto do Espírito

A Parte da Fortuna - Dizem alguns alfarrábios que a Parte da Fortuna é o lugar onde encontramos nossa maior felicidade... assim como se fosse o tesouro que se encontra ao final do arco-íris....  e sabemos que dificilmente (ou nunca) isso poderá acontecer...  No entanto, a Parte da Fortuna nos revela nossa melhor maneira de bem vivenciarmos a fusão entre nosso Ascendente e nosso Sol e nossa Lua.  Essa vivência é realizada de maneira mais objetiva, mais materializada, mais encarnada, digamos assim, pois que se estrutura sobre o Ascendente e a Lua, a encarnação propriamente dita e a Alma encarnada, tudo isso subtraindo em si o Espírito, que é realizado por nosso Sol e que imaja nossa fusão com o Tao da Criação.

Caminhante,   veremos que sua Parte da Fortuna mora em comecinho de Sagitário e em Casa Três e é regido por Júpiter ariano, morador de Casa Sete.  Mas veja, caso seu Ascendente venha um grau que seja antes do grau 22 de Virgem que trazemos para você, sua Parte da Fortuna já recairá em finalzinho de Escorpião e será regida por Plutão virginiano morador de Casa Doze.

A verdade é que vemos você todo o tempo viajando de cá para lá e de lá para cá e sempre querendo estudar mais e mais - o que lhe traria uma boa Parte da Fortuna já em Sagitário, com toda a certeza, feliz e contente por morar em área de desenvolvimento de mente e de movimentação intensa, a Casa Três!  E também o fato de ser regida por Júpiter ariano de Casa Sete bem fala sobre você e seu marido e os deslocamentos de ambos e poderia falar de outras formas de associações suas devido aos seus estudos e ensinos e palestras, etc,  e também lhe trazendo vários deslocamentos.


O Ponto da Iluminação -  existe um Ponto a ser observado como complementariedade à Parte da Fortuna: é o Ponto da Iluminação, oposto e complementar ao lugar em signo e em Casa Astrológica onde encontramos a Roda da Fortuna, ou Parte da Fortuna.

Esse Ponto da Iluminação atua como a polaridade existente em tudo aquilo que existe sob o Tao da Criação, e estaria atuando como um ponto de equilíbrio, digamos assim, em relação à Parte da Fortuna.  Faz sentido.  Podemos compreender que a Parte da Fortuna - sendo encontrada através a inter-relação entre Ascendente (Homem/Terra) e Lua e Sol - vem nos apresentar um ponto de energia bem objetivada, em nosso Risco do Bordado.  O Ponto da Iluminação, por outro lado, vem nos apresentar um ponto de energia bem subjetivada, em nosso Risco do Bordado.  À medida que vamos tecendo mais e mais conscientemente nossa vida através nosso Risco do Bordado e seu Baile de Arquétipos, a Parte da Fortuna vai se mostrando mais e mais objetivamente atuante e, dessa forma, também fazendo atuar de forma mais objetiva nosso Ponto da Iluminação!

O Ponto da Iluminação, que fica Oposto e Complementar à Parte da Fortuna, estaria, então, em 00 de Gêmeos e morando em sua Casa Nove, lugar que você adora de paixão, não é verdade, porque lhe proporciona passaporte super carimbado e várias bibliotecas e várias salas de aulas e de estudos e de pesquisas, etc, em sua vida!  Em estando em Gêmeos, seu Ponto da Iluminação, o bom regente é Mercúrio que mora em Aquário, feliz e contente e em Casa Cinco, aprendendo a confiar na própria criação e nos próprios empreendimentos!  Aliás, essa sempre pluralidade de estudos seus, Caminhante, que vemos acontecendo nesse seu momento de vida deve ser parte real deste seu Ponto de Iluminação bem como de sua Parte da Fortuna, sem dúvida alguma!

No entanto, como dissemos, caso seu Ascendente ande um tantinho de nada para trás, estaremos saindo dos campos de Sagitário e de Gêmeos e entrando em Escorpião e em Touro.  Nesses casos, a Parte da Fortuna escorpiônica teria como regente Plutão virginiano de Casa Doze e ainda estaria morando em Casa Três, é claro  - quer dizer, sua Casa Três começa também ao final do Escorpião.... !  qualquer caída de grau do Ascendente poderia até trazer sua Parte da Fortuna para Escorpião e ainda em final de Casa Dois, o lugar do ganho natural e pessoal da vida.  E, por outro lado, o Ponto da Iluminação estaria descendo também para o final do Touro, seja em comecinho de Casa Nove ou seja ao finalzinho da Casa Oito, lugar de bens compartilhados, da riqueza do seu Outro.

Estando a Parte da Fortuna ainda em Escorpião e em Casa Três, e sendo regida por Plutão virginiano de Casa Doze, é certo que você estaria mais e mais propensa a poder revelar ao mundo as questões provenientes do seu trabalho dentro da Psicologia Profunda, digamos assim, revelando muitos segredos, realmente - pois que Plutão e Escorpião adoram coisas escondidas...  No entanto, sempre em Escorpião em Casa Três, eu vejo alguma dificuldade em falar, em se expressar, existe uma espécie de emudecimento, entende, coisa própria de Plutão e de Escorpião.

E por outro lado, o Ponto da Iluminação, em Touro, e em Casa Nove, estaria sendo regido por sua Vênus ariana tão arretada e ao lado do Júpiter ariano, ambos em Casa Sete, lugar do seu Encontro com seu Outro - ratificando mais e mais sua atuação junto ao seu marido no sentido de ambos carimbarem o passaporte todo o tempo e voarem para longe!

Se trouxermos a Parte da Fortuna, em Escorpião e em Casa Dois, e se trouxermos o Ponto da Iluminação , em Touro e em Casa Oito, estaremos super ratificando em você a entrada e saída de energias no sentido do seu ganho pessoal sempre em signo pluralizado, junto ao seu Outro; e o ganho pessoal do seu Outro sempre em sentido mais pessoal porém tendo que ser compartilhado com seu Outro ou advindo do seu Outro.

Enfim, as Casas Dois e Oito falam do Ter pessoal e plural, respectivamente; as Casas Três e Nove falam do Pensar pessoal e plural, respectivamente.  A questão é que seu mapa traz uma inversão dessas questões em termos de signos, ou seja, onde você tem seu Ter pessoal, tanto Libra quanto Escorpião são plurais; onde você tem seu Pensar pessoal, tanto Escorpião quanto Sagitário são plurais.  E onde você tem seu Ter compartilhado, tanto Áries quanto Touro são singulares.  E onde você tem seu Pensar plural, tanto Touro quanto Gêmeos são signos singulares (quer dizer, que perfazem a identidade pessoal do Caminhante, entende?)

Então, me diga, o que lhe parece?


A Parte do Espírito -  é um tema bem mais sutil e subjetivo do que a Parte da Fortuna - que por si mesma também é sutil e subjetiva.  Cabe ao Caminhante, portanto, trazer da subjetividade para a objetividade ambos esses temas.

A Parte do Espírito é calcada mais estruturadamente sobre o Sol, nosso Espírito; enquanto a Parte da Fortuna é calcada mais estruturadamente sobre a Lua, nossa Alma.  Talvez seja por essas mesmas razões que eu digo que a Parte do Espírito é mais sutil e subjetiva do que a Parte da Fortuna: o Espírito em si é inteiramente subjetivo e apenas encontra sua objetividade dentro de seu recolhimento na Alma, que precisa se objetivar mais intensamente para poder adensar e se introduzir no corpo físico e realizar a encarnação da vida propriamente dita, assim como a conhecemos.  O Espírito é ligado ao Tao da Criação já no Portal entre o Mundo da Manifestação e o Mundo da Não-Manifestação.  A Alma é ligada ao Tao da Criação já inteiramente adentrado no Mundo da Manifestação, mesmo que sempre inspirado e acionado pelo Mundo da Não-Manifestação.   O Ascendente, por sua vez - que é o terceiro tema das Partes do Espírito e da Fortuna -, tem por função criar a plena objetivação de tudo aquilo que é subjetivado: o Ascendente faz parte da Terra/Homem em sua plenitude de materialização e pode sempre colher a Alma trazendo consigo o Espírito porque Luz é Matéria.

Sua Parte do Espírito, Caminhante, é encontrada fazendo Conjunção com a Locomotiva do seu Trem da Vida, seu Nodo Norte, a Cabeça do Dragão, em Casa Dez, lugar onde temos que alcançar nossas metas de vida, realizando-as, concretizando-as, dizendo ao mundo a que viemos.

Como você sabe, a Locomotiva é o desafio da Alma para enfrentar novas realidades, nesta encarnação.  Várias vezes acontece de a Locomotiva ser quase como um salto no escuro, entende?  A Locomotiva fala de nossa vida de hoje orientada para nosso futuro enquanto os Vagões do Trem da Vida falam de nossa vida de hoje orientada para nosso passado e para as bagagens que trazemos para esta vida, provenientes de vivências sucessivas e anteriores e que deverão ser atualizadas, modernizadas, digamos assim, através a Locomotiva.

Já vimos em aula anterior, que você tem uma grudação muito grande com seus Vagões pelo fato de que seu Saturno fica conjugado ao seu Marte que fica conjugado ao seu Sol - todos em Aquário e em área de trabalho e de cotidiano de vida.  essa grudação de Saturno com o Sol faz com que você seja muito atada às questões de compromissos profissionais e de concretizações profissionais que sua Alma traz como bagagem para esta vida. 

No entanto, sua Locomotiva lhe traz um maior refresco, entende, porque o signo de Câncer não costuma pegar tão pesado assim como faz o signo de Capricórnio.  Câncer faz as coisas de forma mais emotiva e sempre mais enredilhada com as questões pessoais e familiares e de raízes e de moradia e do que tem na geladeira para o jantar de hoje?  Câncer é um signo mais interiorizado enquanto Capricórnio é mais exteriorizado.  Câncer sente, é bem receptivo em suas emoções e na empatia com seu Outro: é a própria sympathy que os ingleses dizem.  A sensibilidade psíquica e como um todo faz parte intensa da vida das pessoas que possuem o signo de Câncer.  Em Capricórnio, tudo fica mais prático e tudo tem que atender à autoridade maior, entende, e tudo tem que ficar bem concretizado, custe o que custar.  Em Capricórnio, existe uma perseverança imensa.  Em Câncer, existe o desejo de fazer as coisas acontecerem... mas se chover, quem sabe, pode ficar para amanhã....  mas Capricórnio pode até pegar chuva e pegar pneumonia mas não deixa de fazer hoje tudo aquilo que tem que fazer hoje.  Capricórnio chega antes do chefe e sempre sai depois do chefe.  Câncer pode até chegar antes mas saiu antes também porque o filho estava com febre...

Na verdade, tanto Câncer quanto Capricórnio são os signos formadores da Sociedade como um todo.  Apenas que Câncer cuida da família, da singularidade dessa Sociedade, enquanto Capricórnio cuida da administração do conjunto das famílias, a pluralidade que a Sociedade perfaz.

Eu diria, Caminhante, que enquanto você não encontrar um lugar super adequado para você exercer o seu trabalho, você não vai descansar, não.  Sua Alma pede por isso, precisa isso, anseia por isso e é certo que isso lhe irá chegar às mãos, mais dia menos dia.

No entanto, sua Alma também pediu pela colher de chá de poder ter sua família, de poder atuar suas emoções e de poder atuar sua sensibilidade, não deixando de ser prática e bem concretizadora, porém, mas deixando um bom espaço para ser mais livre e leve e solta, eu penso.

Certa vez, um astrônomo quis saber meu endereço pois queria me enviar um livro sobre o Tao.  Ele tinha visto meu trabalho e estava encantando por eu poder fusionar o Tao com a Astronomia!  Então, eu diria que este senhor fazia essa fusão entre o Capricórnio da Astronomia e o Câncer do Tao, entende?  Bem, isso foi somente um bom exemplo.

A verdade é que sempre dentro do nosso Trem da Vida, a gente tem que fusionar nossos Vagões à nossa Locomotiva e você, Caminhante, está na idade de adentrar e se conscientizar sobre sua Locomotiva e também não deixar de lado seus Vagões e depois, mas para a virada dos anos quarenta para os cinqüenta, com o Retorno de Quíron, poder fazer essa boa síntese entre Vagões e Locomotiva.  Aí então, você terá a oportunidade de atuar como a Carta do Tarot que fala do Mago, percebe, aquele que sabe manejar as várias ferramentas da vida.

CONCLUINDO:

Eu penso que sua Parte da Fortuna e seu Ponto do Espírito moram, respectivamente, em Casas Três e Nove - lugares de expressão de comunicação e de troca e de recebimento e de passagem de conhecimentos, de movimentação e de ação vicinal mais próxima e/ou mais longínqua e de boas trocas comerciais, mais próximas e mais longínquas.

Não sei dizer ao certo - em função do fato de que a Parte da Fortuna e o Ponto do Iluminação podem se apresentar bem ao começo dos signos de Sagitário e de Gêmeos -, se já estaremos dentro dos signos de Sagitário e de Gêmeos ou se ainda estaremos dentro dos signos de Escorpião e de Touro - pois tudo sempre depende de encontrarmos o grau absolutamente certeiro do seu Ascendente, entende, porque o Sol e a Lua não exatamente mudam de grau em cerca de cinco minutos a mais ou cinco minutos a menos daquele mencionado como horário do nascimento.  Porém, o Ascendente anda 1 grau a cada 4 minutos!

Se sua Parte da Fortuna estiver em Sagitário, o bom regente é seu Júpiter ariano de Casa Sete e você estaria sempre disposta a novas associações junto ao seu Outro e seu Outro também, em relação a você e toda a movimentação e passagem e recebimento de conhecimentos estariam envolvidos nesta questão de Sagitário com Júpiter ariano de Casa Sete.  E no caso do Ponto da Iluminação em Gêmeos, é Mercúrio aquariano, tão criativo e teórico e empreendedor quem faz a festa.

Se sua Parte da Fortuna estiver em Escorpião, o bom regente é seu Plutão virginiano de Casa Doze e estaria também podendo ser atuado enquanto a Casa Seis do seu Outro e todas as movimentações relativas a você junto ao seu Outro em função do trabalho do seu Outro e da saúde do seu Outro e das questões do cotidiano de vida do seu Outro - e tudo isso fazendo parte de sua forma de estar aliada às expressões de comunicação e troca com o mundo... embora o signo de Escorpião seja bem mais emudecido, digamos assim.

E por outro lado, o Ponto da Iluminação  seria regido por sua Vênus tão aliada ao seu Júpiter ariano, ambos em Casa Sete, trazendo a você sempre as questões inovadoras do seu Outro junto a você e de você junto ao seu Outro e em termos de expansão de vida e de visão do mundo e dos conhecimentos, tudo bem concretizado porque é assim que Touro gosta de ser e tudo bem expansionado e bem ampliado dentro de sua movimentação.

Já a Parte do Espírito não estará correndo o risco de sair de um signo para o outro porque se encontra bem adentrada no signo de Câncer e ao lado de sua Locomotiva de seu Trem da Vida e sempre lhe trazendo a confirmação de sua Alma no sentido de bem realizar seu Trem da Vida dentro de seus compromissos de vida e de trabalho - bem como para seu Outro - e também seu desejo de boa realização caseira e familiar e de enraizamento de vida.

Um abraço estrelado,
Janine Milward

Os Textos aqui apresentados foram extraídos do Capítulo/Volume 09
de minha obra sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
SEU LIVRO DE VIDA ₢ 2008.






Caro Leitor,
Em relação aos vários Temas que estarão sendo apresentados
neste Trabalho
estes fazem parte e foram extraídos das Aulas 
em meu Curso Amigos das Estrelas sobre
Astrologia em sua teoria:
Minha obra sobre Astrologia da Alma e do Autoconhecimento
 apresentada através 22 Volumes/Capítulos:
SEU LIVRO DE VIDA

Quase Tudo o que Você quer Saber sobre a 

Astrologia da Alma e do Autoconhecimento

Com um abraço estrelado,
Janine Milward